X

Maletas pedagógicas para a sustentabilidade

Descrição
Cada maleta pedagógica centra-se num tema relevante para a sustentabilidade. Contém,entre outros elementos, um manual de introdução em forma de apresentação PowerPoint, jogos lúdico-pedagógicos e outros recursos para dinamização de atividades relacionadas.

Objetivo Geral

  • Disponibilizar recursos aos docentes e educadores que lhes permitam dinamizar atividades sobre vários temas relevantes para a sustentabilidade,com grande facilidade e reduzido tempo de preparação.
  • Promover a adoção de hábitos mais sustentáveis de utilização dos recursos naturais e gestão de resíduos, na escola e em casa, através do envolvimento prático e ativo das crianças e jovens, bem como das respectivas famílias.

 

Recursos

  • Maleta da Iluminação;
  • Maleta Separar para Reciclar;
  • Maleta da Batalha da Energia.


Atividades sugeridas


Maleta da Iluminação

  • as crianças familiarizam-se com os diversos tipos de lâmpadas utilizados a nível doméstico através de um jogo e desenhando/colorindo, identificam as lâmpadas utilizadas em sua casa e, utilizando o “calculador” disponibilizado, comparam a iluminação de sua casa com iluminação mais eficiente do ponto de vista energético, económico e ambiental, tudo de uma forma muito simples e acessível a todos, complementada com um filme e um jogo lúdico-pedagógicos;


Maleta Separar para Reciclar

  • leitura de histórias, visionamento de filmes lúdico-pedagógicos, quantificação dos resíduos gerados na aula ou escola (opcional) para enquadramento, realização de um jogo tipo “saco mistério” designado por “Sabes separar?”, visionamento de filmes sobre a reciclagem de materiais, recriação do ciclo de vida dos materiais utilizando as amostras e produtos disponibilizados e realização de um jogo paraaprender inúmeras curiosidades.

 

Maleta da Batalha da Energia

  • aprender o significado da etiqueta energética dos eletrodomésticos e utilizar um simulador online para verificar como os nossos comportamentos alteram a fatura da eletricidade, jogar a “Batalha da Energia” para treinar bons hábitos a nível domésticos. Para motivação acrescida sugere-se a realização de um torneio inter-turmas com registo e divulgação das melhores pontuações.

 

Destinatários
Primeiro ciclo do Ensino Básico e Jardim-de-infância, com exceção da Maleta da Batalha da Energia, mais vocacionada para o 2.º ciclo do Ensino Básico.


Objetivos específicos
Maleta da Iluminação

  • Adoção de boas práticas de poupança de eletricidade na iluminação;

Maleta Separar para Reciclar

  • Promover a recolha separativa de resíduos para valorização;

Maleta da Batalha da Energia

  • Dar a conhecer a etiqueta energética e promover boas práticas de utilização de energia em casa.

 

Observações
Material disponível para empréstimo aos docentes e educadores interessados, através da ENA e da Câmara Municipal.