X
Imprensa
  • Seminário

ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida promove Seminário “Renovar a Arrábida com um mar de energia!”

 

"Encontro dedicado às agências de energia e ao mar, pelo seu papel enquanto vetores de crescimento estratégico local e nacional, bem como pelas medidas de apoio à inovação e oportunidades de desenvolvimento de tecnologias baseadas no mar enquanto fonte energética.
No dia 22 de novembro irá decorrer, em Setúbal, no Fórum Luísa Todi, o Seminário “Renovar a Arrábida com um mar de energia!”.

Esta iniciativa, organizada pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no âmbito das comemorações dos seus dez anos de atividade na Região de Setúbal, pretende chamar a atenção para a importância estratégica das agências de energia enquanto parceiros para o efetivo crescimento sustentável a nível local e regional, contribuindo para a otimização dos recursos locais, nomeadamente do mar, enquanto fontes de riqueza que urge preservar e valorizar, particularmente pela criação de emprego e fixação das populações, contribuindo para o desenvolvimento e suporte de um tecido industrial e empresarial com elevado potencial de competitividade e inovação.

Alicerce de um setor da economia que representa, atualmente, cerca de 2% do PIB nacional e emprega diretamente cerca de 75 mil pessoas (FEM, 2015), as atividades económicas ligadas ao mar apresentam um forte efeito multiplicador noutras áreas ambientais, económicas e sociais, especialmente no emprego, gerando valor acrescentado e desenvolvimento para a economia portuguesa, no âmbito de um quadro de competitividade internacional.

Novos caminhos surgem no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos do mar, nomeadamente ao nível do seu potencial energético. Multiplicam-se linhas de investigação aplicadas ao setor e este é um tema que está na agenda de desenvolvimento estratégico para o espaço europeu.

A região de Setúbal, pela tradição marítima e porto com ligação a um importante polo industrial e logístico, pela tecnologia instalada e suporte ao nível do ensino e formação especializados, reúne as condições certas para encarar com otimismo o desafio que se lhe coloca enquanto território de referência para o desenvolvimento de tecnologias associadas ao aproveitamento energético do mar.

Este encontro, que reunirá um conceituado grupo de especialistas, pretende promover o debate em torno da necessidade de encarar o mar como uma prioridade estratégica, particularmente na sua dimensão energética, procurando ideias e propostas com repercussão nas decisões e políticas públicas, contribuindo para impulsionar este setor no âmbito do novo paradigma denominado de “Crescimento Azul”, que identifica cinco domínios estratégicos de intervenção preferencial: energia, aquicultura, turismo, recursos minerais e biotecnologia.

O seminário destina-se a todos os atores, individuais e coletivos, com intervenção e interesse nos setores energético e do mar, tais como empresários, produtores tecnológicos, fornecedores de equipamentos, associações empresariais, académicos, operadores, autoridades locais, regionais e nacionais, entidades financeiras, associações ambientais e cidadãos."

in "Distrito - Notícias da Região de Setúbal"