X

Projeto COMPOSE: Comunidades Rurais Envolvidas em Energia Positiva

 

De que forma o projeto COMPOSE contribui para aumentar a eficiência energética e o desenvolvimento local das comunidades rurais

 

O COMPOSE é um projeto de três anos cujo principal objetivo é aumentar o contributo das fontes de energia renováveis locais ​​nas estratégias e planos energéticos em 11 regiões do Mediterrâneo. Através da troca de conhecimentos, experiências e abordagens inovadoras para aumentar a consciencialização sobre a importância da eficiência energética, as entidades participantes neste projeto implementarão 15 ações-piloto, demonstrando o potencial de medidas de eficiência energética e de introdução de fontes de energia renováveis ​​nas comunidades locais, contribuindo não só para economias de energia, mas também demonstrando as oportunidades de desenvolvimento das medidas a nível local.

 

Em Portugal, o projeto COMPOSE está a ser desenvolvido pela ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da ADREPES, Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, da NPSD, New Products and Digital Systems, bem como dos Municípios de Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Conjugando a experiência e conhecimento de todos os parceiros envolvidos, a ENA irá implementar duas ações-piloto nos projetos Sesimbra Natura Park (Concelho de Sesimbra) e Biovilla (Concelho de Palmela). O principal objetivo destas ações é demonstrar a importância da utilização de fontes de energia renováveis locais e de equipamentos energeticamente eficientes em zonas rurais. Para tal, serão instalados e testados conceitos e equipamentos inovadores, de forma a criar modelos que possam ser replicados noutros territórios.

Para a concretização das ações-piloto serão organizados diversos encontros temáticos com os parceiros locais e regionais, de modo a abordar não apenas aspetos técnicos das instalações, mas também económicos e sociais, acrescentando valor às comunidades envolvidas.

As ações-piloto da ENA centrar-se-ão no aumento da eficiência energética e na utilização de fontes endógenas e renováveis de energia em edifícios selecionados, reduzindo os custos do consumo de energia, aumentando a consciência da comunidade para a alteração de comportamentos na utilização da energia, valorizando os recursos naturais locais e contribuindo para o mix energético local, incentivando a criação de negócios locais de energia verde e a diversificação da economia rural.

Ao reunir as experiências obtidas pela implementação de todas as ações-piloto deste projeto, serão desenvolvidos e divulgados materiais de formação e de comunicação dirigidos a decisores e técnicos com responsabilidade nas áreas do ordenamento do território e desenvolvimento económico, contribuindo para um planeamento mais eficiente e sustentável das medidas de eficiência energética e implementação de fontes de energia renováveis ​​nas comunidades locais.

 

Para mais informação sobre o projeto COMPOSE e respetivas ações-piloto, não hesitem em contactar a ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida na Avenida Belo Horizonte, Edifício Escarpas Santos Nicolau, em Setúbal, através do e-mail: geral@ena.com.pt, ou telefone: 265546194.