A ENA procura atrair, desenvolver e manter uma equipa técnica competente, com múltiplas valências nas áreas de gestão de recursos e engenharia, energia e ambiente, garantindo aos seus trabalhadores condições de desenvolvimento pessoal e profissional num clima saudável de relações humanas, garantindo o desenvolvimento adequado de ações e projetos e respondendo da melhor forma às necessidades dos seus associados.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Licenciada em Engenharia Florestal (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, UTAD), com formação em Gestão de Fontes de Energia Renovável (Universidade Católica), com certificação e experiência ao nível da formação e eficiência energética (certificação AML e ISQ).
Desenvolve a sua atividade, desde 1993, nos temas de fontes de energia renováveis (principais conhecimentos em biomassa residual), políticas e medidas de gestão de recursos naturais (ICN, CBE e Aflops) e eficiência energética.
Responsável pela criação (2006), desenvolvimento e gestão da Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, ENA, onde trabalha como Administradora delegada e diretora-executiva, trabalhou também nas áreas da energia e ambiente nos municípios de Palmela e Loures (2008 -2015).
Com experiência em promoção de fontes de energia renováveis e eficiência energética, desenvolveu conhecimentos para a conceção, implementação e coordenação de projetos de desenvolvimento e cooperação no âmbito de programas de financiamento nacionais e europeus, participando, como coordenadora e parceira, em diversos projetos nacionais e europeus:
PROFLOREN (Altener / 96-98), MEDFORE (Fair / 99-01), RURAQUA21 e GEO-LINK (Interreg IIIB Sudoe / 03-05), BIORREG-FLOREST e C.ENERGETICA (Interreg IIIB Atlantic Area / 04-06) TOUR DE ÁGUA (Interreg IIIC / 04-07), Criação de ENA (IEE / 05-08), deSOLaSOL (IEE / 06-08), PROMOTION 3E (IEE / 08-11), PERIPHERIA (CIP-Pilot actions / 11-13), Batalha da Energia (PPEC / 11-12), Recoil (IEE / 12-15), Por um Turismo Sustentável (PPEC / 17-18) e COMPOSE (Interreg MED / 16-19).
Detém competências em estratégias de comunicação e desenvolvimento de relatórios de sustentabilidade (GRI4), gerindo o processo de participação do Município de Palmela no Pacto de Autarcas (2009), nomeadamente na avaliação da implementação do Plano de Ação para a Energia Sustentável.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Licenciado em Engenharia Eletromecânica e com uma pós-graduação em Sistemas de Produção e Conservação de Energia (ambos da Universidade da Beira Interior).
Trabalha nas áreas de auditoria e eficiência energética desde 1999, sendo qualificado pela DGEG para auditorias e energéticas, planeamento de gestão da energia para grandes consumidores (indústria e transportes).
Detém conhecimento especializado em fontes de energias renováveis, especialmente eólica, decorrente do trabalho que desenvolveu na instalação de parques eólicos.
Diretor técnico da ENA desde 2008, com experiência no desenvolvimento de projetos/campanhas de sensibilização, estudos, programas de formação no âmbito das fontes de energia renováveis e eficiência energética, auditoria energética e desenvolvimento sustentável (ações de adaptação e mitigação) e Desempenho Energético de Edifícios.
Coordenador técnico do acompanhamento e monitorização dos Planos de Ação para a Energia Sustentável de Setúbal e Palmela, Rota dos Óleos Alimentares Usados, Eco Empresas, Selo Verde e diversos projetos de Educação Ambiental com as escolas dos Municípios da ENA.
Coordenador internacional do projeto RecOil, IEE / 12-15 e participante em vários projetos nacionais e europeus (Criação da ENA, IEE / 05-08; deSOLaSOL, IEE / 06-08; PROMOTION 3E, IEE / 08-11; Yaeci, IEE / 12-15, COMPOSE, Interreg MED / 16-19, Rota dos óleos Alimentares Usados, Conhecer & Agir, GEEPMEs, Energy Off, EcoSave, Batalha da Energia, Atlas da Energia, Tutores da Energia, Gestores Municipais de Energia, Energy Game, Luz Certa, Edulux, Reflux, YEL, RePECEE, VAGB, Escolas RIR e Por um Turismo Sustentável).
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica (Instituto Superior de Engenharia de Lisboa), com pós-graduação em Gestão de Energia e Eficiência Energética (Instituto de Soldadura e Qualidade) e Mestrado em Energia e Bioenergia (Universidade Nova de Lisboa).
Trabalha na ENA como Técnico Superior de energia, desde 2009, com experiência no desenvolvimento de projetos / campanhas de sensibilização, estudos e programas de formação no âmbito das fontes de energia renováveis e eficiência energética (ex.: formação Norma: ISO 50 001, auditorias energéticas Norma: ISO 50 002, Certificação energética de edifícios).
Possui experiência em auditorias energéticas e certificação de edifícios industriais e de serviços, implementação da ISO 50 001 - Sistemas de Gestão de Energia e implementação técnica dos projetos de auditoria e certificação de energia em habitação social, tendo participado em diversos projetos nacionais e europeus, destacando-se o PROMOTION 3E, o Yaeci, Conhecer & Agir, GEEPMEs, RePECEE, EcoSave, VAGB, Tutores de Energia nas Escolas, Gestores Municipais de Energia, Luz Certa, Edulux, Reflux, Eco Bombeiros, Luz Certa no seu Município e Escolas RIR.
Ricardo é perito qualificado no Sistema Nacional de Certificação Energética de Edifícios.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Licenciada em Ciências da Informação (Universidade de Sevilha, Espanha) e Master em Energias Renováveis e Mercado de Energia (EOI/ENDESA), conta com experiência em gestão de projetos com financiamento público e comunicação institucional em áreas estratégicas como energia, ambiente e turismo.
Jornalista em diversos órgãos de comunicação social, nomeadamente em rádio e televisão: Cadena SER e UNA TV (Grupo Radio Jerez S.L.), Radio Nacional de España (RNE) e Cadena COPE Sevilla. Responsável pela Comunicação no Consórcio Provincial de Bombeiros da Província de Cádis.
Responsável pela Comunicação no Departamento do Ambiente da Província de Cádis (organização do Fórum da Energia Eólica Offshore e o Desenvolvimento Sustentável na Província de Cádis; projetos de divulgação sobre regeneração de ambientes naturais, melhoria de habitats urbanos e prevenção ambiental; consciencialização contra a contaminação acústica, gestão de resíduos e saúde animal; projetos de promoção do sector pecuário provincial e raças autóctones; desenho e desenvolvimento de ações de educação ambiental e sensibilização da cidadania).
Responsável pela criação e gestão da Agência de Energia de Cádis (Espanha), bem como pela coordenação, na Província de Cádis, do Pacto dos Autarcas, dos Planos Provinciais de Otimização e Eficiência Energética (POEE) e dos Planos Municipais de Energia (PEM). Desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais relacionados com a eficiência energética, as energias renováveis, a poupança de energia e a educação ambiental.
Responsável pela Comunicação no Departamento de Ambiente do Governo de Andaluzia em Sevilha (coordenação do Plano Infoca de prevenção e extinção de fogos na província de Sevilha; promoção dos Espaços Naturais Protegidos e do Centro de Recuperação de Espécies Ameaçadas; divulgação das atividades de prevenção e qualidade ambiental, de gestão de resíduos, etc.; projetos de educação ambiental e voluntariado).
Responsável pela Comunicação Institucional na Delegação do Governo de Andaluzia em Sevilha (coordenação das relações informativas do Governo de Andaluzia na província de Sevilha no âmbito da Justiça e os Assuntos Internos, Administração Pública, Jogos e Espetáculos Públicos, Proteção Civil e Emergências; direção de Comunicação de Emergências e Planos Especiais em Sevilha).
Responsável pela Comunicação do Governo de Andaluzia no âmbito do Turismo (planeamento, inovação e promoção do turismo de Andaluzia).
Após mais de 15 anos de experiência em cargos de responsabilidade como chefe de comunicação nas instituições públicas espanholas (nível local, provincial e regional), trabalha desde 2019 na ENA como responsável de comunicação e projetos europeus e nacionais.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Licenciada em Administração Pública e com pós-graduação em Psicologia Positiva Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade de Lisboa.
Possui curso de Secretariado de Direção do Instituto de Novas Profissões, em Lisboa.
Experiência em tarefas administrativas e controlo administrativo-financeiro de Programas no âmbito dos Quadros Comunitários de Apoio I, II e III.
Participação em processos de Acreditação de Entidade Formadora.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Mestre em Engenharia Eletrotécnica e Computadores no ramo de Energias Renováveis e Sistemas de Potência em 2022, na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal – Instituto Politécnico de Setúbal.
Vasta experiência como Técnico de Engenharia no setor energético com funções de investigação e levantamento de informação de infraestruturas, documentação, elaboração de peças desenhadas em AutoCad (P&ID's, Mecânica, Eletricidade, Infraestruturas, Segurança, Georreferenciação e serviços gerais), elaboração de Manuais de procedimentos de operações, acompanhamentos de obras/trabalhos de serviços externos e equipas especializadas na manutenção preventiva dos PTs de instalações, trabalhos na área da eletricidade, apoio de trabalhos à equipa de mecânica, gestão técnica de sistemas de CCTV, inspeção visual, diagnostico e reportagem e apoio informático hardware & software.
Trabalha na ENA desde setembro de 2022 no âmbito de projetos na área da eficiência energética de edifícios e auditorias energéticas.
Formação, experiência profissional e principais tarefas no projeto
Mestre em Engenharia do Ambiente, do perfil de sistemas ambientais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Experiência em projetos realizados nas seguintes instituições:
Trabalha na ENA desde Maio de 2023 no âmbito de projetos na área do ambiente, nomeadamente cálculo de emissões, responsável pelo acompanhamento e monitorização dos Planos de Ação para a Energia Sustentável de Setúbal e Palmela, Rota dos Óleos Alimentares Usados, Bibliotecas Verdes, certificação ambiental Selo Verde e responsável pela coordenação executiva do projeto de educação ambiental Maletas da Sustentabilidade com as escolas dos concelhos da ENA (Palmela, Sesimbra e Setúbal).