ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida

Em desenvolvimento

Promoção da economia circular junto das adegas e agroindústrias

O projeto visa informar e capacitar os vitivinicultores e as adegas de Poceirão e Marateca sobre os benefícios e práticas da economia circular, promovendo uma produção local mais sustentável e competitiva.

O Município de Palmela, em parceria com a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, lidera uma nova ação no âmbito da Operação Integrada Local Poceirão - Marateca, focada na promoção da economia circular junto das adegas e agroindústria na União das Freguesias de Poceirão e Marateca, com especial abordagem no setor vitivinícola das comunidades de Águas de Moura, Fernando Pó e Poceirão.

Objetivos do projeto:

  • Informar e sensibilizar os vitivinicultores e as adegas sobre a economia circular.
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a pegada de carbono.
  • Promover a competitividade do setor através da eficiência e da otimização dos recursos

Atividades a realizar:

  • Sessões de formação e capacitação sobre estratégias de economia circular no setor vitivinícola 
  • Visitas a produtores e estudo de caso sobre práticas sustentáveis.
  • Avaliação contínua do impacto das ações implementadas.

Duração:

As ações de capacitação iniciam-se no fim de 2024 e estender-se-ão até abril de 2025, com uma forte componente prática e participativa.

Sobre a OIL Poceirão - Marateca

A Operação Integrada Local (OIL) Poceirão - Marateca é um projeto estratégico, financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no quadro do Plano de Apoio às Comunidades Desfavorecidas da Área Metropolitana de Lisboa.

Esta iniciativa visa promover o desenvolvimento local, a coesão territorial e a qualidade de vida dos munícipes de Palmela através de 58 ações concretas em áreas como o ambiente, cidadania, cultura, saúde, emprego e educação. Conta com um pacote financeiro de 6,5 milhões de euros até 2025 e a liderança e participação da Câmara Municipal de Palmela, União de Freguesias e 14 instituições de Poceirão e Marateca.