BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto INFIRE - INnovative FInancing solutions for climate planning of REsilient and carbon neutral living areas aborda as questões críticas da transição para a neutralidade climática e adaptação climática, com o foco no desenvolvimento de capacidades das autoridades públicas e na mobilização de capital público e privado para grandes projetos de investimento, essenciais para alcançar as metas climáticas da UE para 2030.
O Mediterrâneo encontra-se na linha da frente na luta contra as mudanças climáticas, e INFIRE visa apoiar cidades e regiões na prevenção das implicações ambientais, sociais e económicas decorrentes deste fenómeno. A ENA, juntamente com os restantes parceiros, trabalha para estabelecer uma estrutura de apoio duradoura que permita às autoridades públicas desenvolver, implementar e monitorizar soluções integradas de adaptação climática e neutralidade carbónica (CACN).
Entre as soluções desenvolvidas pelo INFIRE, destacam-se:
O projeto INFIRE distingue-se pela sua abordagem holística e colaborativa, unindo autoridades públicas, instituições financeiras e cidadãos, de modo a criar um caminho claro e eficaz rumo a um futuro mais sustentável e resiliente.
O CONSÓRCIO
Coordenador: REGEA - North-West Croatia Regional Energy Agency (Croácia)
Parceiros: ENA (Portugal), REAP - Regional Energy Agency of Pazardzhik (Bulgária), Sarajevo Economic Region Development Agency (Bósnia e Herzegovina) (BA), AREA Science Park (Itália), Dynamic Vision (Grécia), Centre Méditerranéen des Energies Renouvelables (França), AURA-EE - Auvergne Rhône-Alpes Energy Environment Agency (França), Atmo Auvergne-Rhône-Alpes France (França), City of Karlovac Hrvatska (Croácia), Region of Peloponnese (Grécia).
Resultados esperados
O INFIRE pretende sensibilizar e mudar as atitudes das autoridades públicas, dos cidadãos e dos investidores em relação a áreas habitáveis euro-mediterrânicas resilientes e neutras em termos de carbono, e promover o financiamento ecológico e inovador nos 7 países participantes, através da criação de uma rede de atores-chave a nível local, regional, nacional e da UE.
Além disso, o INFIRE visa aumentar a capacidade das autoridades públicas locais e regionais para planear e financiar de forma eficaz soluções de adaptação às alterações climáticas e de neutralidade carbónica, permitindo simultaneamente que as autoridades públicas implementem, testem e monitorizem as soluções, beneficiando diretamente os cidadãos.
ORÇAMENTO
2 765 933€, dos quais 2 212 746€ são financiados pelos Programa Europeu Intererg-Med.
Duração
33 meses.