ENQUADRAMENTO
O projeto Plan4COLD surge no seguimento da publicação da nova Diretiva de Eficiência Energética (EED) que incentiva, através do artigo 25.º, as autoridades locais e regionais, pelo menos dos municípios com uma população superior a 45.000 habitantes, a elaborarem Planos Locais Sustentáveis de Aquecimento e Arrefecimento. Atendendo às características particulares dos Estados Membro do sul da Europa, para os quais as necessidades de arrefecimentos são significativamente superiores às necessidades de aquecimento, a realidade é bastante distinta de outras regiões europeias e, como tal, deverá ter uma abordagem diferente, consistente com as suas especificidades.
BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto Plan4COLD visa apoiar municípios do sul da Europa com mais de 45.000 habitantes no desenvolvimento de Planos Locais Sustentáveis de Aquecimento e Arrefecimento, considerando as suas especificidades geográficas e sociais, os contextos nacionais, metas e instrumentos e com vista à transição energética do setor do aquecimento e arrefecimento.
O principal objetivo consiste na definição de uma metodologia de elaboração de Planos Locais Sustentáveis de Aquecimento e Arrefecimento, de diversos recursos e ferramentas de apoio à definição destes planos e de materiais e de ações de capacitação dos agentes locais responsáveis pelos mesmos. No final são esperados pelo menos cinco Planos Locais de Aquecimento e Arrefecimento Sustentáveis, para cada um dos três países do Sul da Europa em foco no projeto.
O consórcio é constituído por 15 parceiros, e tem como foco três países: Portugal, Itália e Grécia, contando ainda com duas regiões que seguem o projeto em Espanha e na Croácia. O consórcio conta, entre os seus parceiros, com agências de energia nacionais (ADENE e CRES), agências regionais (Arrábida, Friuli-Venezia Giulia, Sicília, Creta, Macedónia Central, Madeira e como seguidoras Astúrias e Knaver), parceiros técnicos (AmbienteItália, R2M e Inova+) e organizações multiplicadoras com interação direta com regiões (Fedarene) e Municípios (Climate Alliance).
BENEFICIÁRIOS
A descarbonização do sector do aquecimento e arrefecimento é uma das prioridades europeias, dado o elevado peso deste sector, 50%, na procura de energia na Europa. Por esta razão, o projeto Plan4Cold irá apoiar as autoridades locais, particularmente cidades-piloto em Itália (Udine, Pordenone, Ragusa, Modica e Vittoria), Grécia (Ampelokipi-Menemeni, Thermi, Chania e Heraklion) e Portugal (Guimarães, Funchal, Évora, Setúbal, Palmela e Sesimbra), no desenvolvimento de planos locais de aquecimento e arrefecimento. Estes planos incluirão uma análise sobre como os municípios podem promover a eficiência energética e as energias renováveis, bem como uma avaliação abrangente dos sistemas de aquecimento e arrefecimento, considerando o contexto climático, infraestrutural e económico de cada cidade.
DURAÇÃO DO PROJETO
Data de início: Setembro de 2024
Data de finalização: Setembro de 2027
ORÇAMENTO
Orçamento Total: 1,718,022 €
Contribuição da EU através do Programa LIFE: 1,632,121 €
INSTRUMENTO FINANCEIRO
Programna LIFE.
Aviso LIFE -2023 - CET
Número de GA: 101167534
CONSÓRCIO
Coordenador: ADENE - AGENCIA PARA A ENERGIA (PT)
Parceiros: ENA - AGENCIA DE ENERGIA E AMBIENTE DA ARRABIDA (PT) | FEDARENE - FEDERATION EUROPEENNE DES AGENCES ET DES REGIONS POUR L'ENERGIE ET L'ENVIRONNEMENT (BE) | AMBIENTE ITALIA (IT) | R2M SOLUTION (IT) | INOVA+ - INNOVATION SERVICES, SA (PT) | APE FVG AGENZIA PER L ENERGIA DEL FRIULI VENEZIA GIULIA (IT) | AREAM - AGENCIA REGIONAL DA ENERGIA E AMBIENTE DA REGIAO AUTONOMA DA MADEIRA (PT) | REGIONAL DEVELOPMENT FUND OF CENTRAL MACEDONIA (EL) | CENTRE FOR RENEWABLE ENERGY SOURCES AND SAVING FOUNDATION - CRES (EL) | SVI.MED. - CENTRO EUROMEDITERRANEO PER LO SVILUPPO SOSTENIBILE - ETS (IT) | FUNDACION ASTURIANA DE LA ENERGIA (ES) | ALIANZA DEL CLIMA (DE) | REGIONALNA ENERGETSKA AGENCIJA KVARNER (HR) | POLYTECHNEIO KRITIS (EL).
Mais informação: Isabel Rodríguez (isabel.rodriguez@ena.com.pt)