O principal objectivo do projecto Promotion 3e (Promotion of Energy-Efficient appliances in Europe) é promover a aquisição e utilização de electrodomésticos de elevada eficiência energética por toda a Europa, para reduzir o consumo de energia pelos electrodomésticos e as emissões de gases com efeitos de estufa. Este projecto, financiado pelo programa Energia Inteligente na Europa, envolve a participação de doze entidades de oito países da União Europeia.
Para atingir o objectivo definido, o Promotion 3e propõe-se formar os profissionais de vendas e instaladores, para poderem fornecer informação adequada e completa acerca dos benefícios e vantagens da aquisição de electrodomésticos de alta eficiência. Será criado um sistema de certificação para as lojas que utilizem e promovam boas práticas nesta matéria.
Vantagens para as lojas aderentes:
- Formação especializada sobre electrodomésticos de alta eficiência e sobre os factores que influenciam as escolhas dos consumidores, contribuindo para a melhoria do desempenho do pessoal de vendas;
- Diferenciação no mercado, através do sistema de certificação de lojas que adoptem boas práticas nestas matérias, a divulgar através da comunicação social;
- Potencial aumento das vendas de electrodomésticos de alta eficiência energética;
- Disponibilização de material informativo para os clientes;
- Reconhecimento público pela sua participação num projecto internacional que visa a promoção da eficiência energética e a sustentabilidade.
Desenrolar do projecto e requisitos
O projecto irá decorrer ao longo de três anos, sendo constituído por cinco fases fundamentais:
- Angariação de lojas – objectivo mínimo para Portugal: 80 lojas;
- Análise comportamental – está em curso um estudo para análise do comportamento dos consumidores e definição das matérias a leccionar durante a formação das lojas aderentes ao projecto;
- Formação – a qualidade das matérias ministradas será garantida pelo estudo inicial (Factor Social) e pela supervisão da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (coordenador do projecto);
- Comunicação na loja – disponibilização de suportes informativos com o objectivo de transmitir os conceitos inerentes ao projecto;
- Comunicação com o grande público – campanha junto da comunicação social para divulgação do projecto e das vantagens do consumidor se dirigir a uma das lojas aderentes ao projecto.
Todo este projecto será monitorizado por uma entidade externa que garanta a prossecução dos objectivos definidos.