ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
01 Out 2008
PROMOTION 3e

Promoção da aquisição e utilização de electrodomésticos de elevada eficiência energética por toda a Europa para reduzir o consumo de energia pelos electrodomésticos e as emissões de gases com efeitos de estufa. 


O principal objectivo do projecto Promotion 3e (Promotion of Energy-Efficient appliances in Europe) é promover a aquisição e utilização de electrodomésticos de elevada eficiência energética por toda a Europa, para reduzir o consumo de energia pelos electrodomésticos e as emissões de gases com efeitos de estufa. Este projecto, financiado pelo programa Energia Inteligente na Europa, envolve a participação de doze entidades de oito países da União Europeia.

Para atingir o objectivo definido, o Promotion 3e propõe-se formar os profissionais de vendas e instaladores, para poderem fornecer informação adequada e completa acerca dos benefícios e vantagens da aquisição de electrodomésticos de alta eficiência. Será criado um sistema de certificação para as lojas que utilizem e promovam boas práticas nesta matéria.

Vantagens para as lojas aderentes:

- Formação especializada sobre electrodomésticos de alta eficiência e sobre os factores que influenciam as escolhas dos consumidores, contribuindo para a melhoria do desempenho do pessoal de vendas;

- Diferenciação no mercado, através do sistema de certificação de lojas que adoptem boas práticas nestas matérias, a divulgar através da comunicação social;

- Potencial aumento das vendas de electrodomésticos de alta eficiência energética;

- Disponibilização de material informativo para os clientes;

- Reconhecimento público pela sua participação num projecto internacional que visa a promoção da eficiência energética e a sustentabilidade. 

Desenrolar do projecto e requisitos

O projecto irá decorrer ao longo de três anos, sendo constituído por cinco fases fundamentais:

- Angariação de lojas – objectivo mínimo para Portugal: 80 lojas;

- Análise comportamental – está em curso um estudo para análise do comportamento dos consumidores e definição das matérias a leccionar durante a formação das lojas aderentes ao projecto;

- Formação – a qualidade das matérias ministradas será garantida pelo estudo inicial (Factor Social) e pela supervisão da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (coordenador do projecto);

- Comunicação na loja – disponibilização de suportes informativos com o objectivo de transmitir os conceitos inerentes ao projecto;

- Comunicação com o grande público – campanha junto da comunicação social para divulgação do projecto e das vantagens do consumidor se dirigir a uma das lojas aderentes ao projecto.

Todo este projecto será monitorizado por uma entidade externa que garanta a prossecução dos objectivos definidos.