A Educação contribui para mudar a forma como pensamos e agimos para um futuro sustentável. Na ENA, Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, incluir o desenvolvimento sustentável em ações educativas é essencial para alcançar a mudança desejada.
É por isso que a ENA criou, com o apoio do Fundo Ambiental, as Maletas da Sustentabilidade, uma ferramenta pedagógica apelativa e eficaz que permite aos professores trabalhar com os alunos os eixos temáticos orientadores da Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020, contribuindo para a prossecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
As Maletas da Sustentabilidade são um recurso pedagógico constituído por um conjunto de ferramentas (físicas e virtuais) que permitem trabalhar com crianças e jovens os temas chave necessários à transição para a sustentabilidade. A ideia subjacente é a de preparar os seus utilizadores para uma viagem de transição entre o atual modelo de utilização dos recursos e o equilíbrio entre os diversos modos de atuação e interação com a natureza.
Dirigidas à população escolar (pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos), visam contribuir para a promoção da literacia energética e ambiental, abordando temáticas relacionadas com o clima, a pegada de carbono, a eficiência energética, a mobilidade sustentável, o consumo, a economia circular, o oceano e o património natural da Arrábida. As maletas físicas são disponibilizadas, de forma gratuita, às escolas dos Municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra através da Rede de Bibliotecas Escolares, por intermédio dos professores bibliotecários, estando as maletas virtuais disponíveis em www.maletas.ena.com.pt para acesso livre.
A estratégia de educação utilizada no projeto das Maletas da Sustentabilidade assenta na “gamificação” do conhecimento como forma de induzir crianças e jovens a atingir um objetivo. Como tal, promove o interesse, a participação, o desenvolvimento da criatividade e da autonomia, a promoção do diálogo e a resolução de questões específicas. O conteúdo das maletas da sustentabilidade inclui fichas de atividades para professores e alunos (uso em sala e no exterior) e diversos jogos pedagógicos, diferenciados por tema e faixa etária.
Adicionalmente existe o jogo gigante (5,5 x 4m) “As Metas do Planeta”, que aborda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU). Este jogo procura ajudar os jovens a perceber, de forma divertida e simples, o impacto que os ODS’s podem ter nas suas vidas e como podem contribuir para a sua concretização até 2030.
Durante o ano letivo de 2017/2018, a ENA trabalhou o projeto das Maletas com cerca de 60 estabelecimentos de ensino, envolvendo aproximadamente 12.000 alunos. Foram envolvidos os Departamentos de Ambiente e Educação dos três Municípios, contando com o apoio do ICNF. Impar e diferenciadora na agilização da disseminação das maletas nas diversas escolas de cada município foi a coordenação efetuada entre as Bibliotecas Municipais, a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e os Professores Bibliotecários.
Uma nova maleta sobre a água
Recentemente, e também com o apoio do Fundo Ambiental, foi criada uma nova maleta pedagógica sobre a Água: a Maleta “Água para Todos”, com o objetivo de contribuir para a promoção da eficiência hídrica e para a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água, com especial enfoque para a redução dos consumos.
Os conteúdos desta maleta pretendem dotar a população escolar, e a comunidade em geral, de novos conhecimentos que visam a mudança de comportamentos, promovendo um diálogo aberto, crítico e reflexivo sobre os novos desafios associados à valorização do recurso água.
Esta maleta incluirá, no próximo ano letivo, o livro infantil “Aguarela” (texto de Pedro Soromenho e ilustração de César Peixoto), que terá também uma componente de audiobook. De forma a dar vida ao livro, a ENA coloca à disposição das escolas um teatro de fantoches, criado com as personagens da história e que permite a recriação quer deste conto, quer de novas histórias criadas pelo imaginário das crianças.
A maleta tem ainda uma sugestão para o 2º e 3º ciclos: o Concurso Escolar “Água para Todos”, que visa promover a eficiência hídrica na escola bem como a sensibilização da comunidade escolar para a adoção de práticas e comportamentos mais sustentáveis no uso eficiente da água. Foi também criado o jogo gigante “Missão Sustentabilidade”, que realça o papel dos jovens na gestão eficiente da água e surge como uma ferramenta de educação ambiental que procura responder à seguinte questão: como podemos contribuir para uma comunidade que valoriza a água?
Sem pretender salvar o mundo, estas Maletas colaboram sem dúvida para a urgente mudança de mentalidades e atitudes que o mundo precisa, incentivando alterações de comportamento geradoras de um futuro ambientalmente íntegro, economicamente viável e socialmente justo.