Este plano, apresentado publicamente ontem, dia 17 de junho, ao final da tarde no Jardim Multissensorial das Energias, resultante de um trabalho conjunto dos municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, constitui uma forte aposta para o futuro sustentável do território.
A instalação de postos públicos de carregamento para viaturas elétricas, para um horizonte temporal de dez anos, é uma das principais ações deste plano, o qual prevê a criação de uma rede no Território Arrábida composta por 209 pontos de carregamento normais/semirrápidos e 76 de carregamento rápido.
No âmbito deste plano conjunto, a ENA vai instalar, em breve, três pontos de carregamento rápido, um em Setúbal, na Avenida Luísa Todi, e outros dois em Palmela e Sesimbra, os quais permitem o abastecimento elétrico em apenas 30 minutos.
No que respeita a infraestruturas, esta estratégia para uma mobilidade elétrica inclusiva, participada e integradora procura potenciar a instalação de uma rede pública de postos de carregamento elétrico capaz de responder eficazmente ao universo atual e de futuro deste tipo de veículos.
No que toca a veículos partilhados, recorde-se que, em Setúbal, já circulam as trotinetes elétricas da Bolt, empresa que também possui bicicletas, pelo que é bem provável que, a comprovar-se o sucesso das trotinetes, acabe por ser questão de tempo até esses outros veículos surgirem na zona.