FINANCIAMENTO:
Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
PARCERIA:
Esta medida é promovida pela ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida com a parceira da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal.
AÇÕES:
PLATAFORMA DE MONITORIZAÇÃO E GESTÃO ENERGÉTICA E AMBIENTAL T+S
O projeto desenvolve uma Plataforma que recolhe, de forma automatizada, dados sobre o consumo de energia elétrica, gás e água bem como dados relativos à produção hoteleira, permitindo analisar, avaliar e reportar o estado e evolução do desempenho energético do hotel e compará-lo com outros estabelecimentos hoteleiros com características semelhantes.
A Plataforma T+S permite:
Quantificar as emissões de CO2 e planificar e monitorizar a implementação de planos de racionalização do consumo de energia que levem à melhoria do desempenho energético e ambiental dos hotéis.
Identificar consumos desviantes com base em algoritmos de Inteligência Artificial, cuja notificação aos responsáveis dos hotéis, induzirá a adoção de ações corretivas.
FERRAMENTA DE AUTODIAGNÓSTICO ENERGÉTICO
Permite às unidades hoteleiras refletir, de forma muito simples, sobre os seus hábitos de consumo de água e energia e gerar planos de ação que se traduzam em soluções mais eficientes para os hotéis.
CAPACITAÇÃO
Qualificação dos atores do setor, com vista a uma gestão eficiente da energia e dos recursos naturais, assumindo a sustentabilidade como um fator chave para a competitividade do setor.