Em desenvolvimento
Mais de 1.500 alunos de 15 escolas de 2º e 3º ciclo dos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e uma centena de professores estão inscritos no Concurso Escolar Água para Todos! promovido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.
Este Concurso Escolar visa promover a eficiência hídrica na escola bem como a sensibilização da comunidade escolar para a adoção de práticas mais sustentáveis no uso eficiente da água. Para isso, o Concurso premiará a organização de uma Campanha de Sensibilização para a adoção de medidas de redução dos consumos que envolva professores, alunos e famílias e que se traduza na alteração de comportamentos e na redução do desperdício e/ou consumo.
O Concurso Água para Todos! está enquadrado no Projeto Pedagógico Maletas da Sustentabilidade, existindo uma maleta pedagógica intitulada “Água para Todos” com uma série de atividades e jogos destinados a trabalhar o tema em sala de aula, e que poderá ser utilizada como suporte às atividades.
As campanhas a concurso devem sensibilizar para a adoção de medidas de redução dos consumos de água na escola e em casa, bem como promover a utilização de uma ferramenta para o cálculo da pegada hídrica (desenvolvida no âmbito do projeto “Maleta Água para Todos”) como forma de consciencialização à proteção deste recurso e de modo a associar o consumo de água não só à utilização direta que fazemos da mesma, como aos produtos e bens que consumimos.
A forma como é organizada, implementada e comunicada a campanha fica ao critério de cada escola, sendo as mensagens transmitidas de forma criativa e com impacto na comunidade escolar as mais valorizadas.
As campanhas a concurso são coletivas, realizadas por um grupo de alunos e professores, e são apresentadas em nome da Escola.
A entrega dos registos da campanha decorrerá até o próximo 21 de fevereiro e as escolas vencedoras serão comunicadas no mês de março em cerimónia pública. Serão premiadas três campanhas por município (Palmela, Sesimbra e Setúbal). As escolas vencedoras terão direito a um conjunto de redutores de caudal para instalação nas torneiras das instalações sanitárias da Escola e a um espetáculo de sensibilização sobre a água, “O Homem que queria ser Água”, a ser apresentado na escola.
Escolas participantes
As Escolas que participam no Concurso Água para Todos! são, em Setúbal, a Escola Secundária du Bocage, a Escola Lima de Freitas, a Escola Secundária Sebastião da Gama, a Escola Básica Luísa Todi, a Área de Jovens do LATI -Centro Comunitário do Bocage, e a Escola Básica e Secundária Ordem de Sant'Iago. Em Sesimbra participam a Escola Básica 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, a Escola Básica e Secundária Michel Giacometti, a Escola Básica do Castelo, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Secundária de Sampaio. Finalmente, em Palmela participam a Escola Básica José Saramago, a Escola Secundária do Pinhal Novo, a Escola Hermenegildo Capelo e a Escola Secundária de Palmela.
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento
Em desenvolvimento