A ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida esteve presente nos dias 3 e 4 de outubro na mais recente reunião do projeto INFIRE, realizada em Zagreb, onde se reuniram parceiros de várias regiões Euro-MED. O projeto INFIRE aborda as questões críticas da transição para a neutralidade climática e adaptação climática, com o foco no desenvolvimento de capacidades das autoridades públicas e na mobilização de capital público e privado para grandes projetos de investimento, essenciais para alcançar as metas climáticas da UE para 2030.
O Mediterrâneo encontra-se na linha da frente na luta contra as mudanças climáticas, e INFIRE visa apoiar cidades e regiões na prevenção das implicações ambientais, sociais e económicas decorrentes deste fenómeno. A ENA, juntamente com os restantes parceiros, trabalha para estabelecer uma estrutura de apoio duradoura que permita às autoridades públicas desenvolver, implementar e monitorizar soluções integradas de adaptação climática e neutralidade carbónica (CACN).
Entre as soluções que irão ser desenvolvidas pelo INFIRE, destacam-se:
O projeto INFIRE distingue-se pela sua abordagem holística e colaborativa, unindo autoridades públicas, instituições financeiras e cidadãos, de modo a criar um caminho claro e eficaz rumo a um futuro mais sustentável e resiliente.
A participação da ENA neste encontro reforça o compromisso de contribuir ativamente para o desenvolvimento de estratégias de combate às mudanças climáticas, garantindo a transição para uma economia de baixo carbono no Território Arrábida e no Mediterrâneo.