O projeto BundleUP(Novas metodologias de agrupamento de investimento para dinamizar os projectos públicos e privados europeus de eficiência energética), financiado no âmbito do programa Horizonte 2020, apresenta um consórcio de nove entidades portuguesas.
Nos últimos 5 a 10 anos foram identificados diversos projetos de elevado potencial de poupança de energia, tanto nos setores privado como público, ao nível de associaçõescomerciais, autoridades públicas e empresas de serviços energéticos. Um grandenúmero destes projetos nem sempre consegue atingir a fase de implementação, poiscolidem com duas barreiras muito fortes (ao lado de outras menos relevantes) quecomprometem a implementação de modelos de negócios baseados em ESE(Empresas de Serviços Energéticos):
Em ambos os casos, apesar de os projetos poderem ter retorno muito interessante -como iluminação LED em edifícios públicos, energia solar em piscinas municipais,substituição de sistemas de aquecimento/arrefecimento em hospitais – sãocomprometidos pela falta de escala para atrair investidores profissionais (Por exemplo, fundos de investimento, ESE, etc.) e pelos custos de preparação dos concursospúblicos.
O BundleUP promoverá o agrupamento de projetos de eficiência energética nossetores público e privado, proporcionando-lhes assim a dimensão necessária paraatingir o interesse dos investidores.
Ao colocar as Agências de Energia e as Autoridades Locais num papel central, no quediz respeito à identificação, disseminação e relacionamento potencial de projetos comas autoridades locais, empresas e partes interessadas, o BundleUP colocará em práticao objetivo das Agências de Energia de "atuar como intermediário entre olocal/Regionais e locais/regionais no mercado da energia ".
O principal objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um conjunto deinvestimentos baseados na eficiência energética, tanto no setor privado como no setor público,através da agregação de projetos de pequena e média dimensão,proporcionando-lhes assim a dimensão necessária para serem financiáveis edespertarem o interesse dos investidores.
Na reunião de arranqueforam apresentados os parceiros que fazem parte do consórcio e abordadas as questões administrativas e técnicas de todo o processo de implementação do projeto.
Para mais informações contacte: geral@ena.com.pt