A Agência de Energia e Ambiente da Arrábida (ENA) co-organizou, em parceria com a Gaia Education, a Formação “Multiplicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, um workshop de capacitação de agentes locais para criarem de forma integrada estratégias e planos de implementação, a nível local, destas metas de sustentabilidade, em linha com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.
A formação, certificada pela UNESCO-GAP, foi desenvolvida pela May East, CEO da Gaia Education, uma organização internacional ativa em 54 países de cinco continentes e baseada na educação para o desenvolvimento sustentável.
A formação pretendeu equipar agentes locais (representantes de câmaras municipais, professores, estudantes, representantes de ONG´s, associações de educação ambiental, etc.) com os conhecimentos, competências e ferramentas de pensamento crítico necessários para projetar uma sociedade que usa energia e recursos com maior eficiência, distribui a riqueza de forma equitativa e torna a qualidade de vida o foco do pensamento futuro. Em definitiva, torná-los agentes de mudança capazes de desempenhar papéis ativos na transição das suas comunidades, bairros, cidades e regiões para práticas, estilos de vida e infraestruturas sustentáveis e regenerativas, com uma distribuição mais justa dos recursos através da colaboração.
Esta formação foi desenvolvida para aumentar a capacidade de implementar os 17 ODS e os seus 169 objetivos à escala local e regional, facilitando debates que podem conduzir a mudanças comportamentais e permitindo que os cidadãos criem soluções em sintonia com os seus ecossistemas e cultura.
Os participantes na formação trabalharam com os ODS Flashcards, um material que contém mais de 200 questões relevantes para as quatro dimensões da abordagem de sistemas da Gaia Education para a sustentabilidade: Social, Ecológica, Econômica e Visão de Mundo.
Os intervenientes exploraram estas quatro dimensões de cada um dos 17 ODS em conversas em pequenos grupos, com foco em perguntas, para identificar de forma colaborativa ações e soluções voltadas para a implementação das metas globais de forma que sejam relevantes para as suas vidas e comunidades.