Nos dias 17 e 18 de outubro, teve lugar na Casa da Baía, em Setúbal, a reunião de arranque do projeto Plan4COLD. Este projeto, liderado pela ADENE e cofinanciado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, tem como objetivo apoiar as cidades do sul da Europa no desenvolvimento de planos locais de aquecimento e arrefecimento, de acordo com o estipulado no artigo 25.º da Diretiva de Eficiência Energética.
O encontro contou com a participação dos 15 parceiros envolvidos no projeto, além do consultor da CINEA (European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency), que orientará os trabalhos durante os três anos de execução do Plan4COLD. Durante a reunião, foram apresentadas as cidades foco do projeto em Portugal – Setúbal, Sesimbra, Funchal, Guimarães, Évora, Vila Real e Loulé – assim como cidades de Itália e Grécia, que também beneficiam da iniciativa.
Além da partilha de objetivos, o evento marcou o início da colaboração entre os parceiros, centrando-se no desenvolvimento de metodologias e recursos que apoiarão os municípios a implementar planos eficientes e sustentáveis de aquecimento e arrefecimento.
Nos próximos meses, espera-se que os primeiros resultados do Plan4COLD comecem a emergir, trazendo contributos importantes para a adaptação climática e a eficiência energética nas regiões alvo.