No dia 27 de maio a ENA organizou, no âmbito do projeto PLAAC – Arrábida (Planos Locais de Adaptação às Alterações Climáticas), a primeira ação de capacitação e sensibilização de organizações locais.
O projeto PLAAC – Arrábida, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, visa preparar os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra para enfrentar os desafios das alterações climáticas através da elaboração de três planos locais de adaptação, contribuindo para aumentar a resiliência e a capacidade de resposta destes municípios.
A conceção dos planos é um processo participativo, que envolve os atores chave da comunidade local, dirigindo-se este primeiro encontro aos técnicos municipais diretamente envolvidos nesta temática, bem como aqueles cujas áreas de intervenção possam de alguma forma ser afetadas pelos impactes das alterações climáticas. Com esta ação pretende-se trabalhar com os técnicos, de forma integrada, no desenvolvimento e implementação dos planos no território, adquirindo metodologias, coordenando tarefas e identificando os agentes locais a envolver no processo.
A sessão, dinamizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-NOVA), parceira do projeto, decorreu na Biblioteca Municipal de Palmela e contou com a participação de cerca de trinta técnicos dos três concelhos.
Coincidindo com este encontro, a ENA, coordenadora do projeto, apresentou o vídeo promocional do PLAAC – Arrábida, disponível no link: https://youtu.be/QqzJ68lP6PQ.