ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida
01 Dez 2021
Ninguém fica para trás: cidades e regiões comprometem-se a trabalhar em conjunto para uma transição de mobilidade justa

A ENA participa na Conferência Anual POLIS, que reúne mais de 600 peritos e profissionais da mobilidade urbana em Gotemburgo, Suécia, para dois dias de debates sobre inovação no transporte local.


Gotemburgo, a segunda maior cidade da Suécia, e sede do maior porto da região nórdica, é líder mundial em mobilidade inovadora, sustentável e inclusiva.

Kristina Lindfors, Directora-Geral da Administração de Transportes Urbanos na cidade de Gotemburgo, afirmou: "A Conferência POLIS é uma excelente oportunidade para discutir e trocar conhecimentos sobre os enormes desafios enfrentados pelos nossos ambientes urbanos e sistemas de transporte. Gotemburgo continuará a liderar o caminho como um parceiro internacional ativo no trabalho de desenvolvimento e implementação de soluções de mobilidade sustentável, com o objetivo de ser uma das 100 cidades europeias neutras para o clima até 2030".

O primeiro dia do evento apresentou discussões técnicas sobre temas que vão desde o futuro do transporte público até à IA no transporte, dados de mobilidade e a "cidade dos 15 minutos". A sessão plenária de abertura salientou a importância da cooperação público-privada para a inovação orientada para a política e para a missão. A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, proferiu um discurso de abertura.

No segundo dia do evento, os debates centraram-se na necessidade da transição para uma mobilidade mais resiliente e sustentável, inclusiva, equitativa e que atenda às necessidades dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

Na sessão plenária de encerramento, Ninguém fica para trás: abraçando a igualdade, reforçando a equidade, a POLIS apresentou a Agenda de Transição Justa, um documento que orientará o trabalho em rede da organização, o desenvolvimento de capacidades e as atividades nos anos vindouros. A sessão contou com uma declaração de abertura do Comissário Europeu para os Transportes, Adina Vălean.

Karen Vancluysen, Secretária-Geral da POLIS, afirmou: "A mobilidade urbana tem de mudar substancialmente, para se tornar mais sustentável e resiliente. Mas para que a transformação dos transportes seja social e politicamente viável, temos de assegurar uma transição justa, e também tornar a mobilidade urbana mais acessível, segura, e inclusiva. Estamos empenhados em trabalhar com as cidades e regiões e todos os interessados na mobilidade urbana para enfrentar este desafio nos próximos anos".

David Dessers, vice-presidente da câmara de Leuven, Bélgica, que foi eleito presidente da POLIS na Assembleia Geral para 2022, afirmou: "Temos a ambição de estar na vanguarda da mobilidade sustentável e à prova de futuro, como para manter a nossa cidade atractiva, saudável e sustentável". Acreditamos firmemente na importância da troca de conhecimentos e experiências para realizar esta ambição. A POLIS é a rede apropriada para tal. Como recém-eleito presidente da POLIS, teremos muito prazer em partilhar as nossas experiências e conhecimentos com outras cidades europeias e propagar a Agenda de Transição Justa".

.... 

A POLIS é a principal rede europeia de cidades e regiões sobre inovação nos transportes urbanos.

A Conferência Anual da POLIS proporciona uma oportunidade para as cidades e regiões mostrarem as suas realizações em matéria de transportes a uma audiência internacional, e para a comunidade de transportes em geral se envolver com representantes das autoridades locais e regionais em soluções inovadoras de transporte.

A Conferência POLIS 2021 é organizada pela Administração de Transportes Urbanos da Cidade de Gotemburgo, Suécia.

Últimas Notícias

Todas as notícias...