"É evidente que para alcançar os necessitados, o nível local, os municípios, precisam de estar na vanguarda quando se trata de impulsionar a transição justa. Enquanto iniciativa líder da UE na ação local para combater a pobreza energética, o Energy Poverty Advisory Hub (EPAH) será o lugar a seguir pelas autoridades locais e pela sociedade civil à medida que avançam com soluções abrangentes" salientou Kadri Simson, Comissária Europeia para a Energia, nas suas observações de abertura no Evento de Lançamento do EPAH.
A 22 de novembro, cerca de 260 participantes ligaram-se online para ouvir os comentários de abertura de representantes da UE e presidentes de câmara sobre a forma como as políticas da UE e a EPAH estão a intensificar os esforços de alívio da pobreza energética, sendo que o actual ambiente de preços elevados exige uma atenção especial às necessidades dos consumidores de energia vulneráveis.
A 23 de novembro, mais de 270 participantes juntaram-se às sessões interativas onde aprenderam mais sobre a abordagem a nível local da EPAH, trocaram informação sobre a recolha de dados e avaliação da pobreza energética, discutiram os desafios dos consumidores vulneráveis e foram introduzidos a casos locais inspiradores.
Na plataforma recentemente lançada, os visitantes podem descobrir o que é o EPAH e o que se pretende alcançar nos próximos anos. Mais importante ainda, através da plataforma os governos locais e as suas organizações de apoio podem:
- Descobrir ações locais
Os governos locais europeus começaram a abordar a pobreza energética com projectos inspiradores adaptados às suas necessidades locais específicas. A próxima publicação de um ATLAS online mostrará práticas inspiradoras e medidas locais.
- Saber mais sobre a pobreza energética e as ações de mitigação
A compreensão, medição e monitorização da pobreza energética são passo importantes para melhorar a situação. O livre acesso a ferramentas pode guiá-lo no processo. Três cursos de formação online abertos com diferentes níveis e abordagens à pobreza energética estarão disponíveis no website para permitir aos participantes melhorar as suas aptidões e competências a fim de desenvolver o seu próprio diagnóstico, planos e projetos de combate à pobreza energética.
Além disso, pode encontrar um conjunto de indicadores para fornecer uma imagem das questões de pobreza energética na Europa.
- Explorar o sistema de apoio
O combate à pobreza energética é uma prioridade, mas pode muitas vezes enfrentar desafios complexos. O helpdesk da EPAH oferece orientação para aqueles municípios que queram atuar contra a pobreza energética.
Além disso, a plataforma oferece a oportunidade de candidatar a avisos específicos para os municípios.
Mais info na web do EPAH: https://energy-poverty.ec.europa.eu/index_pt