A ENA deu início hoje ao processo de construção participativa dos Roteiros de descarbonização para o Território Arrábida que, no âmbito do projecto EUCityCalc, e através de um Grupo de Trabalho, desenhará nos próximos meses cenários e percursos para os três municípios, rumo a uma necessária e urgente neutralidade climática.
A primeira sessão deste processo decorreu na Casa da Baía de Setúbal e foi conduzida pelo Director Técnico da ENA, Orlando Paraíba, abordando os seguintes conteúdos:
- Roteiros de Descarbonização: o que são e para que servem?
- Como pode o ajudar a construir os roteiros? A ferramenta European City Calculator
- Processo de quantificação das emissões de GEE
- Rumo à descarbonização: objectivos definidos e metas já alcançadas.
- Discussão: Quais são as áreas prioritárias de intervenção na Arrábida?
Esta primeira sessão contou com a participação de cerca de 50 entidades e técnicos municipais envolvidos nesta temática, crucial para o futuro do território. Durante a reunião, os participantes analisaram, de forma conjunta, quais as áreas prioritárias de intervenção no Território Arrábida sobre as quais será preciso colocar uma maior ambição no desenho do roteiro de transição.
A Presidente do Conselho de Administração da ENA, Carla Guerreiro, encerrou a sessão com uma mensagem motivadora a todos os participantes sobre a relevância destes roteiros de descarbonização para garantir a sustentabilidade do território.
As próximas sessões decorrerão nas seguintes datas:
- 18 de maio: Sessão de cocriação focada no setor TRANSPORTES.
- 31 de maio: Sessão de cocriação focada no setor EDIFÍCIOS.
- 14 de junho: Sessão de cocriação focada nos setores ENERGIA e CONSUMO.