O projeto Mitigation Enabling Energy Transition in the Mediterranean region (meetMED), financiado pela União Europeia e desenvolvido pela Associação Mediterrânea das Agências Nacionais de Gestão de Energia (MEDENER) e pelo Centro Regional para Energias Renováveis e Eficiência Energética (RCREEE), avança para a sua segunda fase. Após o sucesso da fase inicial (MEETMED I, 2018-2020), o meetMED II tem como objetivo reforçar a segurança energética em oito países beneficiários: Argélia, Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina e Tunísia.
Este projeto visa a criação de contextos socioeconómicos mais estáveis, eficientes, competitivos e resilientes às alterações climáticas, promovendo a transição para uma economia de baixo carbono. Uma das atividades centrais do meetMED II, liderada pela Agência Portuguesa de Energia (ADENE), foca-se no reforço da cooperação entre cidades através de acordos de geminação e visitas de estudo para técnicos municipais.
No âmbito desta iniciativa, foi estabelecido um acordo de geminação entre os municípios de Palmela (Portugal), Tata (Marrocos) e Málaga (Espanha). O acordo promove a troca de conhecimentos e experiências em eficiência energética e energias renováveis, com o objetivo de partilhar boas práticas e soluções inovadoras.
Desde ontem, uma delegação do projeto encontra-se em visita a Palmela, onde, com o apoio dos técnicos municipais e da ENA, responsável por trazer o projeto para o território, teve a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo município em matéria de eficiência energética e ação climática.
A visita incluiu a passagem pelas Piscinas Municipais de Pinhal Novo, onde a ENA suportou a Palmela Desporto no projeto para a melhoria da eficiência energética, um parque público com sistema de rega eficiente gerido pela Rede LoRa, e o Parque Solar da Iberdrola.
A delegação segue amanhã para Málaga, onde continuarão as atividades de cooperação e partilha de experiências no âmbito do acordo de geminação.