No âmbito da medida Observatório Energético, desenvolvida pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no contexto da 7.ª Edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) da ERSE, realizou-se hoje, dia 15 de julho, em Portalegre, uma sessão de formação dedicada à utilização desta plataforma digital de apoio à gestão energética municipal.
A iniciativa, divulgada pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente, decorreu no Auditório da CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, entre as 10h00 e as 12h30, e contou com a colaboração da AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo, que acolheu a sessão no seu território.
A formação destinou-se a técnicos municipais das áreas da energia, ambiente e sustentabilidade, a técnicos responsáveis pela gestão de edifícios e infraestruturas, e a técnicos das Agências de Energia e Ambiente.
O Observatório Energético é uma plataforma que permite centralizar, de forma simples e integrada, toda a informação energética municipal, monitorizar centenas de pontos de consumo e emissões de CO₂, acompanhar e comparar o desempenho energético de edifícios e os seus custos, identificando consumos desviantes, e apoiar a tomada de decisão com base em dados reais, contribuindo para uma gestão mais eficiente da energia e para a transição energética local.
Durante a sessão foram apresentadas as principais funcionalidades da plataforma e exemplos práticos da sua utilização, complementados por uma componente prática que permitiu aos participantes adquirir competências para a aplicação da ferramenta na gestão energética dos respetivos municípios.
Esta ação repete-se em formato online na próxima sexta-feira, alargando o acesso a esta formação a mais técnicos e Agências de Energia e Ambiente em todo o país.
A Medida Observatório Energético é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.