A Portugal Smart Cities Summit, maior evento nacional dedicado às cidades inteligentes, que está a decorrer na FIL foi hoje palco da assinatura do Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável (PIES). A ENA foi convidada a ser fundadora deste nobre compromisso, que pretende promover junto dos seus stakeholders, maior adesão a soluções energéticas limpas e sustentáveis.
A definição do Pacto Intersectorial para a Energia Sustentável, enquadrado no contexto nacional e internacional de criação de objetivos para a eficiência energética, energias renováveis, alterações climáticas e descarbonização da economia e sociedade, tem como objetivos fundamentais combater o desperdício de energia e promover a adoção de soluções e tecnologias mais eficientes e sustentáveis. Pretende-se ainda o estabelecimento de um acordo intersetorial – Público e Privado - permanentemente aberto e de adesão livre, que promova a energia sustentável.
A revisão e aprovação do presente Pacto ficou a cabo da Direção Geral de Energia da Comissão Europeia, a Secretaria de Estado de Energia, a ADENE (Agência para a Energia) e da Fundação AIP, numa iniciativa promovida pela GoParity.com.
Dando voz a este compromisso rumo a uma transição energética eficiente, é com naturalidade que se apresentarão iniciativas de suporte e acompanhamento a todos os que connosco que irão partilhar deste desígnio universal de criar condições mais justas e equilibradas para o planeta e para as gerações vindouras.
A versão do PIES assinada esta manhã pode ser consultada no seguinte link: www.pontoenergia.pt