Após o evento final do projeto SUPER-i em Copenhaga, o consórcio do projeto gémeo SUPERSHINE reuniu-se em Copenhaga (Dinamarca) para discutir soluções de eficiência energética e inovação social na habitação. O foco foi explorar como abordagens inclusivas podem ampliar o impacto das iniciativas de eficiência energética, ao mesmo tempo que enfrentam desafios sociais e ambientais.
Democracia energética e habitação sem fins lucrativos na Dinamarca
A equipa do SUPERSHINE visitou o Øbro 95, um exemplo de como soluções energéticas podem ser integradas na habitação sem fins lucrativos na Dinamarca. Com um em cada seis dinamarqueses a viver neste tipo de habitação, o modelo promove a participação dos inquilinos, o acesso igualitário aos recursos e a sustentabilidade nas decisões. Os inquilinos têm voz nas renovações energéticas, aprovando planos e orçamentos, e participando na gestão das regras de convivência.
Este modelo de habitação é baseado em rendas acessíveis e financiamento estável, tornando as renovações energéticas acessíveis e inclusivas. A abordagem é reforçada pelo município dinamarquês do SUPERSHINE, Herning, alinhando-se com os princípios do Novo Bauhaus Europeu, que combina estética, inclusão e sustentabilidade.
Mais informação sobre o projeto: SUPER-i Project
Veja o vídeo da visita: https://youtu.be/2CWE86l99Vo